quinta-feira, 8 de outubro de 2009


SPAM é um termo que se refere a e-mails recebidos e que não foram solicitados. Geralmente enviados para um grande número de pessoas, com mensagens de conteúdo comercial, - UCE (Unsoliicted Commercial e-mail) ou cunho pessoal.• TIPOS DE SPAM: 1 - Hoaxes (Boatos)2 - Correntes3 - Lendas Urbanas4 - Ameaças5 - Pornografia6 - Códigos Maliciosos7 - Fraudes e GolpesHoaxes (Boatos)Famosas correntes,de engenhosidade social, com teor muito apelativo a encaminhar mensagens para todos seus contatos, usa frases de efeitos específicos:envie para todos os seus amigos, envie para as pessoas especiais de sua vida....Boatos que contam histórias falsas sobre algum fato que despertara a curiosidade ou sensibilidade do receptor:. Difamatóriosde empresas ou produtos, prometem brindes, etc. Ou destinam mensagens mencionando a descoberta de fotos comprometedoras de alguém com quem você se relaciona.. Filantrópicos: as histórias de crianças doentes e casos de catástrofes naturais, bons argumentos assim pedem ajuda em dinheiro. É normal que esses e-mails cheguem após algum noticiário de desastres, dentre outros.Principais Caracterísiticas:• Cabeçalhos suspeitos;• Tema ou Assunto (Subject) suspeito;• Opções para sair da lista de divulgação;• E-mails enviados "uma única vez";• Sugestão para apenas remover.Como se prevenir:• Evite repassar e-mails suspeitos.• quando repassar alguma mensagem de alguém conhecido, coloque seus destinatários no campoCCO (Com Cópia Oculta) ou em inglês BCC (Blind Carbon Copy)..;• Bloqueie remetente de um mensagem suspeita ou o adicione como Junk E-mail.• Preserve informações pessoais,Nunca os forneça pela internet.• Separe e-mails pessoas, profissionais e para compras e cadastros on-line. Exemplos:○ Informatica.pessoal@hotmail.com (para mensagens pessoais)○ Informatica.empresa@hotmail.com (para uso comercial)○ Informatica.compras@hotmail.com (para efetuar compras pela internet)○ Informatica.listas@hotmail.com (para se cadastrar em listas de discussão)(O uso do hotmail é apenas exemplo)•. Analise as características dos e-mails, quem os enviou, o conteúdo dos mesmos.•Verifique E-mails sobre brindes e promoções no site do fabricante sem clicar o conteúdo do e-mail. Certifique-se da procedência e veracidade dos fatos.• Ao preencher um formulário, desabilite opção para receber material de divulgação do site e de parceiros.• Instale um antispam, firewall pessoal e antivírus mantendo-os atualizados. Existem ferramentas gratuitas eficientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário